O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

A FUNCART
 
Diretoria 2014/2016

Presidente:
Vanerli Beloti

Vice Presidente:
Otávio Grigoli Abi Saab

Tesoureiro(a):
Edson José Holtz Leme

Segundo(a) Tesoureiro:
Alessandro Martins

Secretário(a):
Aurélio Pereira

Segundo(a) Secretária:
Kannedy Piau Ferreira

Conselho Fiscal:
Patrícia de Castro Santos, Valdomiro josé Chammé, Rogério Francisco Costa.

Suplentes C. F:
Ana Maria Aromatário, Luiz Carlos Bruschi, Ricardo Ralisch.

PRESTAÇÃO DE CONTAS - FUNCART 2012
A Fundação Cultura Artística de Londrina disponibiliza a Prestação de Contas do ano de 2012.

 

Fundação Cultura Artística de Londrina

Nome Fantasia: FUNCART
Registrada em 10/10/1994 como Fundação de Direito Privado
Área Principal de Atuação:
Cultura e Arte
Àreas de Atuação dos Projetos
Cultura e Arte - Atividades Artísticas e de Espetáculos

 

A Funcart é uma instituição privada, sem fins lucrativos, de caráter cultural que gerencia uma Companhia Profissional de Dança, uma Escola de Dança , uma Escola de Teatro , um Grupo de Dança Amador e um Teatro de Lona com 200 poltronas. Criada por um grupo de pessoas da comunidade preocupadas em facilitar o acesso à formação e à produção cultural, a FUNCART é hoje uma referência no trabalho de formação continuada na área de artes cênicas no interior do país.
Na perspectiva de garantir o acesso à formação cultural, 64% do total de alunos das duas Escolas ( a de Dança e de Teatro ) não pagam para frequentar os cursos oferecidos, tanto nas sedes das escolas como em bairros e assentamentos da periferia da cidade. Os demais alunos pagam mensalidade equivalente a 10% do salário mínimo nacional.

Na perspectiva de profissionalização através da arte, a Escola Municipal de Dança já garantiu a vários de seus ex-alunos a possibilidade de viverem da arte. Muitos bailarinos formados pela Escola hoje estão contratados ou passaram por Companhias Profissionais, tais como o Ballet da Cidade de São Paulo o Ballet do Teatro Castro Alves, Companhia de Dança Batsheva (Israel) e o próprio Ballet de Londrina. Muitos outros passaram a integrar o quadro docente da própria Escola.
Da mesma forma, a Escola Municipal de Teatro, tem ex-alunos seus incorporados no quadro docente da própria Escola, assim como integrados a novos grupos de teatro quer como diretores, atores e autores.

Todo o trabalho da FUNCART é fundamentado em parcerias. A primeira delas é com o poder público municipal, que viabiliza, através de convênio, os recursos para o pagamento dos salários de parte dos bailarinos, professores e técnicos. Porém, a parceria que legitima a FUNCART e seus projetos é com a comunidade londrinense, que prestigia seus espetáculos e participa de suas pouco convencionais campanhas de captação de recursos. “Você já deu ?” “Dar é uma questão de impulso” “O lixo que vira dança” “O nhoque da sorte"...

Missão

Democratizar o acesso à formação e produção cultural de qualidade, através de uma ampla rede de projetos, entre os quais estão: a Escola Municipal de Dança, a Escola Municipal de Teatro, a Cia Profissional de Dança Ballet de Londrina, o grupo amador de dança “Ballezinho de Londrina”, o Circo Funcart e o site www.conexaodanca.art.br.

Nossa História

A Funcart nasceu da inquietação de um grupo de pessoas da comunidade londrinense, preocupadas em trabalhar a formação e a produção artística de modo continuado e acessível.

A proposta de uma fundação parecia uma idéia um pouco ousada para a Londrina da época, quando pouco se ouvia falar de Organizações Não Governamentais. No entanto, a falta de leis de incentivo à produção cultural era um obstáculo que reforçava a idéia de que a melhor saída era criar uma fundação com características culturais, viabilizando parcerias para captar recursos junto à iniciativa privada e pública. Em 3/12/90, Vanerli Beloti, Silvio Ribeiro e Leonardo Ramos criaram a Funcart.

Para a efetivação da Fundação, era necessário um patrimônio alinhado com o trabalho que a entidade pretendia realizar. Um piano, um violão, barras de sala de dança, algumas lâminas e espelhos de proporiedade dos fundadores, formavam o modesto patrimônio que sensibilizou a promotoria de justiça a aprovar o Estatuto da Funcart, cinco meses após sua criação.Os primeiros projetos começaram a se concretizar em 1993. Em convênio com a Prefeitura do município, foram criadas a Escola Municipal de Dança e a Cia Ballet de Londrina, respectivamente em maio e dezembro daquele ano. Em 1995, também através de convênio com o poder público municipal, foi criada a Escola Municipal de Teatro.

Mais que as parcerias com o poder público, que são fundamentais para a sobrevivência dos projetos, o que tem motivado e garantido a atuação e o crescimento da instituição é o envolvimento da comunidade. Passados todos esses anos, pode-se dizer que a Funcart é filha de muitos pais. O desprendimento e sensibilidade com que as mais diversas pessoas ajudaram na criação e efetivação do projeto, caracteriza até hoje o perfil de quem se envolve com a instituição: gente com vontade de ajudar.

   (43) 3342 2362    .    funcart@funcart.art.br    .    Rua Souza Naves, 2380 - Londrina - PR