O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

T E A T R O | a escola | cursos |
 
 
 

MÉTODO DE TRABALHO

O curso completo tem dois anos de duração e é dividido em três momentos específicos:

Primeiro ano:
O primeiro: chamado intensivo de iniciação teatral onde o aluno tem aulas todos os dias da semana durante um mês focando nos princípios das técnicas de interpretação através de jogos teatrais e práticas de voz e corpo.

O segundo: curso regular com dois encontros semanais, centrado na formação onde o participante entrará em contato com os conteúdos do fazer teatral de forma pratica e teórica.

Segundo ano:
O terceiro: pratica de montagem, o aluno passa por processo similar ao profissional de ensaios, montagem e apresentação em temporada de um espetáculo teatral.

Na primeira e segunda etapa o horário de atividade deve ser dividido em três momentos específicos: treinamento vocal, treinamento corporal e treinamento de interpretação.

O treinamento vocal prevê exercícios de respiração, articulação, impostação e projeção vocal. Elementos do canto são utilizados para ampliar e desenvoltura vocal.

O treinamento corporal prevê exercícios que proporcionem condicionamento físico, maior consciência e desenvoltura corporal em busca da movimentação com qualidade e expressiva.

As aulas de interpretação são divididas em:
Jogos Teatrais: Atividades que através da improvisação desinibem e preparam os participantes para interpretação de personagens.

Concentração: Treinamento da concentração necessária para a interpretação.

Sensibilização: Atividades específicas que proporcionam aos participantes maior interatividade com o mundo, abrindo canais sensitivos (olfato, tato, paladar, visão e audição). Essa atividade facilita o entendimento das relações necessárias na interpretação.

Conhecimento Teórico: O ator precisa ter mecanismos de pesquisa e entendimento amplo dos conceitos históricos da arte de interpretar.

Criatividade: Treinamento que tem o objetivo de liberar a criatividade do artista.

Pratica de montagem: Estudo e exercícios com base em textos dramaturgicos de valor histórico reconhecido.

Na terceira etapa o aluno deve estar preparado para participar do processo de montagem de um espetáculo teatral e acrescentar informações básicas sobre cenografia, figurino, maquiagem, iluminação e produção. O espetáculo deve ser levado ao público prevendo inclusive, temporada mínima de seis apresentações.

CORPO DOCENTE

Carol Ribeiro
Silvio Ribeiro
Simone Andrade

   (43) 3342 2362    .    funcart@funcart.art.br    .    Rua Souza Naves, 2380 - Londrina - PR