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TESTE DE APTIDÃO FÍSICA (curso regular de ballet clássico)
Ao final ou inicio de todos os anos realizamos um teste de aptidão com as crianças que desejam ingressar na escola. Esse teste consiste em uma pequena avaliação quanto as possibilidades físicas dessas crianças em relação a dança (flexibilidade, porte físico, coordenação motora, etc.). Através dos resultados obtido nesse teste, selecionamos quais os alunos bolsistas, não impedindo que aqueles que não receberam bolsa possam também ingressar na Escola, pagando uma baixa mensalidade.

AVALIAÇÕES
As avaliações serão realizadas bimestralmente: divididas em 4 bimestres – março e abril; maio e junho; agosto e setembro; outubro e novembro. Para que o estudante seja aprovado ao ano seguinte é necessário atingir média de 280 pontos ao final de cada ano.
Percebendo-se uma inadequação entre os desenvolvimentos físico e técnico do estudante em relação aos conteúdos apresentados, este será encaminhado a recuperação paralela (oferecida gratuitamente pela escola) visando aproximá-lo dos padrões exigidos.

- Critérios para as avaliações:
• Freqüência, participação e realização das tarefas em aulas teóricas, alongamento e disciplina correspondem a 40% da avaliação.
• Consciência corporal, execução dos movimentos básicos e técnica de acordo com o que é proposto para cada turma, correspondem a 60% da avaliação.

Definindo:
a) Freqüência: deve ser igual ou superior a 75% da carga horária estabelecida para cada ano do curso. Mediante atestado médico, serão justificadas somente 10% das faltas semestrais. Excetuando-se casos especiais como: doenças infecto-contagiosas e/ou fraturas mediante comprovação exigida pela Coordenação. A cada atestado médico recebido, o professor deve fazer a anotação no próprio livro de chamada, bem como as anotações de freqüência devem ser registradas diariamente no livro e após as aulas deixá-lo na Secretaria.

b) Alongamento: avaliar o alongamento adquirido pela(o) estudante no decorrer do ano.

c) Disciplina: implica no uso do uniforme, os atrasos, conversas paralelas e comportamento em sala.
- Uso do uniforme: é obrigatório e o estudante que não cumprir as definições abaixo não poderá frequentar as aulas. Aquele (a) que comparecer a aula sem o uniforme poderá assisti-la, desde que o fato seja devidamente justificado e não ocorra com frequência.
- A estudante terá como opção usar meia calça rosa por baixo do collant preto ou do macaquinho preto no verão.
- Não será permitido o uso de: acessórios e jóias (brincos longos, pulseiras, colares, entre outros) e peças de roupas extras (camisetas, saias, shorts).
- No inverno: é permitido usar camiseta manga longa de cor escura por dentro do collant e/ou casaco preto de lã e meias de lã rosa.
- Os cabelos devem estar presos com coque e redinha, ou faixa e redinha.
- A opção pelo uso de meias soquetes ou sapatilhas é facultativo, de acordo com o professor da turma. Para as meninas as sapatilhas devem ser rosa e para os meninos de cor preta.
- O estudante deve usar shorts preto, camiseta branca regata e sapatilhas ou meias pretas. No inverno é permitido o uso de calças (preto). Não é permitido freqüentar as aulas sem camisa.
- Tolerância quanto aos atrasos:
O horário das aulas deve ser respeitado tanto pelo estudante quanto pelo professor, mantendo-se a pontualidade.
Aos estudantes é permitida a tolerância de 10 minutos de atraso, desde que não haja reincidência constante. Um atraso superior a 10 minutos o impossibilitará de participar da aula prática. Neste caso, ele(a) será convidado(a) a participar da aula como ouvinte. Caso seja necessário o professor da turma deve entrar em contato com os pais.
Qualquer proposta de alteração nos horários, decidida pelo professor e seus estudantes, deve ser comunicada com antecedência à Coordenação
- Falta de atenção: corresponde à dificuldade de concentração do estudante durante as aulas e às conversas paralelas.

d) Consciência corporal dos movimentos básicos e Técnica: corresponde ao nível de consciência corporal em que a(o) estudante se encontra e sua qualidade na execução dos movimentos.

Avaliações semestrais – serão correspondentes à avaliação em geral tanto do desenvolvimento dos(as) estudantes, bem como, do conteúdo desenvolvido pelo professor, se são ou não coerentes ao nível em que a turma se encontra. Os meses para realização das avaliações semestrais serão: julho e dezembro.

Avaliação por nível de ensino:

Além das aprovações anuais, na qual o estudante é aprovado para o ano seguinte, também serão realizadas aprovações por níveis de ensino. Ao final de cada nível o estudante será avaliado por uma banca composta por um número mínimo de 3 (três) professores da Escola. Os níveis de ensino serão:

1) Anos iniciais – 1º, 2º e 3º anos.
2) Nível intermediário – 4º e 5º anos.
3) Nível avançado ou técnico – 6º, 7º e 8º anos.

Portanto as avaliações pela banca acontecerão ao final do 3º, do 5º e 8º ano.

Estudantes bolsistas: Não haverá diferenciação no trato e na atribuição de notas aos estudantes bolsistas. Ao final de cada nível de ensino será realizada uma avaliação especificamente destinada aos bolsistas, referente à manutenção ou não da bolsa. Nessa avaliação serão consideradas questões como: freqüência às aulas e peso corporal adequado ao tipo físico, além do desenvolvimento técnico.

Questões teóricas – Os conteúdos teóricos devem ser entremeados às aulas práticas, de modo que o professor possa exigir de seus estudantes trabalhos a respeito dos diversos temas como: História da Dança, Pesquisa em Dicionários de ballet, estudos da anatomia humana, leituras de obras cênicas (contextualizadas no universo da dança) entre outros, realizados como atividades extra classe e que possam constituir, não mais que, 5% da nota final nas avaliações. Essas aulas devem ter a duração de aproximadamente 60 minutos por mês, tendo o professor a liberdade de agendar uma aula mensal ou dividir esse tempo em etapas durante o mês, por exemplo: 15 minutos de aula teórica às sextas-feiras. O professor pode ainda ampliar esse tempo solicitando atividades para serem realizadas em casa.

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