O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

D A N Ç A | a escola | cursos | horários | mensalidade | avaliação |
 

SEDE - Lago Igapó
Tel:(43)3342-2362
3324-4283

Veja os horários disponíveis

 

 

A Escola foi criada em maio de 1993, através de convênio entre a FUNCART e a Prefeitura do Município/Secretaria da Cultura, oferece curso regular de dança clássica com duração de oito anos e aulas diárias para crianças a partir dos 7 anos de idade (completando 8 anos até julho do ano de ingresso).
Com objetivo de formar bailarinos profissionais, formar público e facilitar o acesso à arte e cultura, a Escola proporciona bolsas de estudo integrais e parciais à maioria de seus alunos (selecionados por teste de aptidão) e uma parcela menor paga mensalidade.
Embora não se faça da carência econômica um critério básico para a seleção dos alunos, a própria perspectiva de possibilitar o acesso à cultura - daí o baixo custo das mensalidades e a existência de muitas bolsas integrais - acaba fazendo com que a maioria dos alunos seja de classe média-baixa.
Atualmente a Escola abriga em torno de 500 crianças, a maioria das regiões periféricas da cidade, sua sede funciona no Centro Cultural Igapó - uma antiga fábrica de farinha de ossos reformada e adequada para tal fim - com extensão na Zona Norte da cidade, no Centro Cultural Lupércio Lupi.
Além das aulas que compõem o processo formativo, outras oportunidades são oferecidas aos nossos estudantes, jovens bailarinos, que por volta do 3º e 4º ano de estudo, de acordo com seu nível de desenvolvimento e técnica são convidados a compor o grupo amador - "Ballezinho de Londrina"- que tem contribuído para o encaminhamento de muitos de seus integrantes à profissionalização. Uma das opções para esses jovens é a Cia. Ballet de Londrina - também um projeto da FUNCART, que em janeiro de 1998 passou a ter em seu elenco o primeiro aluno oriundo da Escola Municipal de Dança.

BALLEZINHO DE LONDRINA
O Ballezinho de Londrina é um grupo de dança amador formado por estudantes e egressos da Escola Municipal de Dança.
Com o objetivo de complementação da formação acadêmica e a ampliação de experiência de seus componentes, o Ballezinho de Londrina constitui uma instância intermediária entre as atividades essencialmente de formação, desenvolvidas pela Escola e o trabalho de produção profissional do Ballet de Londrina.
Desde sua criação, em 1998, o grupo é dirigido por Wagner Rosa, professor da Escola Municipal de Dança de Londrina e ex-integrante do Ballet de Londrina.
Durante sua existência, o Ballezinho de Londrina vem buscando a cada espetáculo, acrescentar à dança clássica a outras formas de expressão, como a gestualidade, as técnicas circenses, a dança de rua e a dança contemporânea, além de canto e formas teatrais.
A intensa procura por informação e conhecimento fora das aulas de Ballet clássico, fez com que surgisse um segundo Núcleo do Ballezinho dirigido por Cláudio de Souza, na época integrante do Ballet de Londrina. De 2000 a 2005 o grupo produziu 5 espetáculos e participou do Festival de Dança de Londrina com mais 3 obras de curta duração.
Ao longo de uma década e meia, o Ballezinho de Londrina já produziu 16 montagens e realizou mais de 900 apresentações em Londrina e região, participando também de Festivais em outros Estados, onde obteve importantes premiações.

COMO A ESCOLA É MANTIDA
As parcerias são a fórmula para o sucesso deste importante projeto. A mais antiga acontece entre a Prefeitura de Londrina e a FUNCART que é a mais tradicional ONG cultural da cidade. A Prefeitura repassa, através da Secretaria de Cultura, recursos para o pagamento dos professores e parte dos funcionários da Escola. Com muito esforço e criatividade a FUNCART viabiliza o restante dos recursos necessários para a manutenção da Escola. Parte dos alunos do curso regular pagam mensalidade, os cursos livres também têm uma pequena mensalidade. A renda destas mensalidades e os recursos oriundos de bilheterias, campanhas e pequenos patrocínios são usados para pagar os funcionários não cobertos pelo convênio e também para material de limpeza e escritório, contabilidade, adequação e manutenção física do espaço, aquisição e manutenção de equipamentos, montagem de espetáculos, material didático e tudo mais que se fizer necessário. Vale ressaltar que a FUNCART não tem fins lucrativos. Declarada de Utilidade Pública Municipal nos termos da Lei nº 6.592/96 há muitos anos, sua diretoria não é remunerada e seus funcionários têm salários modestos. Toda a renda conseguida é reaplicada nos projetos da fundação, que presta contas a diversos órgãos entre eles a Prefeitura e o Ministério Público.

COORDENAÇÃO
Sônia Secco

ESPAÇO FÍSICO
Sede
A Escola Municipal de Dança está instalada em uma das áreas mais belas de Londrina: O Lago Igapó I. Com amplas, ventiladas e espaçosas salas, os alunos têm à disposição todos os requisitos para a prática da Dança. As salas são dotadas de tablados de madeira revestidos de linóleo, espelhos, aparelhagens de som, piano e barras, que aliados a materiais didáticos de apoio, contribuem de maneira decisiva para o bom nível de ensino. Além disto, a Escola ainda conta com amplo estacionamento, áreas de convivência, lanchonete, secretaria informatizada, acesso à Internet em banda larga, vestiários, sala de figurinos e exposição permanente de fotos e cartazes que registram os anos de história da Escola e do Ballet de Londrina. Anexo à Escola instala-se o CIRCO FUNCART, espaço que abriga um teatro com 200 lugares com um palco de dimensões capazes de receber boas produções nas áreas da dança, teatro e música. Todos estes espaços são decisivos para que os alunos da Escola Municipal de Dança desenvolvam-se em um ambiente sadio e repleto de estímulos.

Zona Norte
Funciona desde o segundo semestre de 2004, em parceria com a Prefeitura de Londrina/Secretaria da Cultura, no Centro Cultural Lupércio Luppi, localizado na zona norte da cidade.
Endereço: Av. Saul Elkind nº 790
Telefone: 3037-0057

   (43) 3342 2362    .    funcart@funcart.art.br    .    Rua Souza Naves, 2380 - Londrina - PR